segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ARTE E DEFICIÊNCIA



Artistas Chinesas com Surdez


A arte como possibilidade de desenvolver habilidades artísticas tem em sua história diversos olhares, em decorrência de diversas expressões do fazer arte. Essas diversas formas de apropriação do conhecimento artístico estão ligadas a diversas linguagens, como observamos em Brasil (2002, p.14):
[...] ser capaz de ler e de se expressar utilizando-se de linguagens artísticas é uma forma de conhecimento que possibilita a inclusão, cabendo as escolas garantir tal aprendizagem a todos os seus alunos. Nesse sentido, o ensino da arte assegura, além da produção artística por parte do aluno, a formação do público/leitor sensível, aberto ao conhecimento da diversidade das realizações em arte`a qual possa ter
acesso.

A aprendizagem da arte se configura como importante articulação do desenvolvimento dos indivíduos, que congregam no desenvolvimento integral. Uma função igualmente importante que o ensino da arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. Essa forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos (BRASIL, 1997, p.14).

A arte move o individuo a perceber sua identidade e as suas modificações, respeitando seu desenvolvimento em diferentes contextos, pois:
A aprendizagem em arte acompanha o processo de desenvolvimento geral da criança e do jovem desse período, que observa que sua participação nas atividades do cotidiano social estão envoltas nas regularidades, acordos, construções e leis que reconhece na dinâmica social da comunidade à qual pertence, pelo fato de se perceber como parte constitutiva desta (BRASIL,1997,p.31).

Assim como o observamos sobre a cultura e a linguagem em Brasil (1997, p.32):
A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que visam à criação de significações, exercitando fundamentalmente a constante possibilidade de transformação do ser humano. Além disso, encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo
e no espaço permite contextualizar a época em que se vive na sua relação com as demais.

Percebemos a necessidade de inserção da pessoa com deficiência em diversos contextos e as artes expressam-se de forma contundente no âmbito da educação inclusiva, como afirma Reily (2006, p.13):

A Educação Inclusiva é uma conquista indiscutível. No contexto da inclusão, o ensino da arte apresenta possibilidades importantes na busca de caminhos efetivos para que todos os alunos, sobretudo aqueles com necessidades especiais, possam vivenciar expressões, contribuindo para a construção do conhecimento e o exercício pleno da cidadania.

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